Giriboni assume cadeira de deputado estadual em janeiro de 2025

Edson Giriboni, ex-deputado estadual e atual primeiro suplente pelo União Brasil, deve assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em 2025. A mudança ocorre devido à renúncia de Edmir Chedid, que foi eleito prefeito de Bragança Paulista neste domingo e, assim, deixará seu cargo de deputado estadual.

Com a saída de Chedid, que deve acontecer até o dia 31 de dezembro, Giriboni ocupará a primeira suplência do União Brasil, iniciando seu quinto mandato.

Ao Jornal Correio, Giriboni diz que está animado para assumir o novo cargo assim que a Assembleia o convocar. “São mais dois anos de trabalho pela frente, dando força para Itapetininga e região”.

Nas eleições de 2022, Giriboni ficou na condição de primeiro suplente após uma retotalização de votos realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Inicialmente, ele havia sido o segundo candidato mais votado em Itapetininga, com 16 mil votos, e conquistou um total de 59.087 votos em todo o estado. No entanto, a recontagem favoreceu Dirceu Dalben, que obteve 93.397 votos e assumiu uma cadeira na Alesp.

Dalben, no entanto, havia sido considerado inelegível devido a condenações por improbidade administrativa, além de deixar de apresentar certidões criminais durante o pleito. Entretanto, uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dezembro de 2022 permitiu que Dalben mantivesse sua candidatura, invalidando as alegações de inelegibilidade.

Com a reavaliação dos votos válidos, o União Brasil não obteve o número de votos suficientes para garantir a permanência de Giriboni na Alesp, que, portanto, se tornou primeiro suplente. Segundo informações do TRE-SP, o processo de retotalização é aplicado em situações onde recursos eleitorais influenciam a contagem de votos.

O post Giriboni assume cadeira de deputado estadual em janeiro de 2025 apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.