A Vigilância Epidemiológica orienta que os moradores separem e coloquem nas calçadas todos os itens inservíveis que possam acumular água, para que sejam recolhidos pelas equipes. No sábado, dia 19, o recolhimento ocorrerá das 7h às 16h30, e no domingo, dia 20, as ações serão realizadas das 7h às 12h.
A iniciativa contará com o apoio de diversos caminhões e é uma ação multidisciplinar envolvendo as secretarias de Educação, Serviços Públicos, Obras, Meio Ambiente e Saúde, além da Defesa Civil Municipal. Materiais como entulho, poda de árvores e madeira não serão recolhidos e deverão ser levados ao Ponto de Entrega Voluntária (PEV), também conhecido como Ecoponto.
O PEV está disponível para o descarte de pequenos volumes e oferece caçambas identificadas por tipo de resíduo, como construção civil, jardinagem, madeiras e materiais recicláveis. Localizado na rua Alceu Corrêa de Moraes, 1.109, no Jardim Vieira de Moraes, em frente à Cooperita, o PEV funciona de segunda a sábado, das 8h às 17h.
O Mutirão tem como principal objetivo prevenir e combater a proliferação de focos do mosquito e conscientizar os moradores sobre o descarte correto de materiais que possam acumular água. Seis equipes do Controle de Vetores, em conjunto com outras secretarias municipais, estarão coordenando a retirada dos materiais, além de limpar áreas com descarte irregular.
Como colaborar com o Mutirão?
A população pode contribuir colocando na calçada, em frente às suas residências, os materiais inservíveis que deseja descartar, de acordo com o cronograma. É essencial que os itens sejam deixados nas calçadas nas datas e horários corretos.
Denúncias e multas
O moradores também pode ajudar denunciando áreas com descarte irregular de materiais ou terrenos com acúmulo de lixo. As denúncias podem ser feitas pelos seguintes contatos:
Setor de Controle de Vetores: (15) 3273-2567
Ouvidoria SUS: 0800 774-3990
SAC: 156
Os serviços estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. As denúncias serão investigadas pelos setores de fiscalização, e a multa para áreas com descarte irregular pode ultrapassar R$ 2 mil.