Apesar da recente sanção de uma lei municipal que proíbe o descarte irregular de resíduos e de ações de limpeza realizada pela Prefeitura, o problema persiste na Rua Costabile Matarazzo, na Vila Asem, em Itapetininga. Na última semana, o Correio esteve no local e constatou novamente o acúmulo de lixo, incluindo sofás, pedaços de madeira, pneus e outros materiais inservíveis.
O ponto, que já foi motivo de diversas reclamações de moradores, voltou a ser tomado por resíduos poucos dias após a ação de limpeza realizada no dia 9 de abril pela Secretaria de Serviços. Na ocasião, o vereador Guilherme Morreli acompanhou os trabalhos e publicou em suas redes sociais afirmando que “quem insistir em jogar lixo em local proibido será multado”.
Outro fator apontado é a proximidade com o Ecoponto do Jardim Vieira de Moraes, a menos de 10 minutos da Rua Costabile Matarazzo. O espaço é destinado ao descarte correto de resíduos por pessoas físicas e funciona de segunda a sábado, das 8h às 17h.
Lei municipal
Em abril deste ano, a Prefeitura sancionou a Lei nº 7.301/2025, que proíbe o descarte irregular de resíduos sólidos e materiais de construção civil no município.
O texto determina que o Poder Executivo regulamentará a norma no prazo de 90 dias e estabelece penalidades como multa, canais de denúncia, apreensão de veículos, obrigação de remoção dos resíduos e até cassação de alvará de funcionamento, no caso de empresas reincidentes.
Moradores da região afirmam que ainda não há presença visível de fiscalização na rua citada, e que a reincidência do descarte clandestino continua com frequência. “Falta fiscalização de verdade e multar quem faz isso, o povo não tem educação e fica essa sujeira sempre”, disse um morador que preferiu não se identificar.
O Correio entrou em contato com a Prefeitura para entender se essas medidas estão sendo adotadas ou em fase de implementação, mas até o fechamento desta reportagem, não obteve retorno.
Para ler mais notícias como essa, acesse a área de Meio ambiente.
O post Mesmo após limpeza e nova lei, descarte irregular de lixo continua na cidade apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.