A ação foi desenvolvida em parceria com a Enkyo – Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, no Hospital “Dr. Léo Orsi Bernardes”, e pode ser realizada graças aos recursos de emenda impositiva no valor de quase R$ 220 mil, destinados pela vereadora Denise Franci.
Para garantir toda segurança, os pacientes passaram por atendimento pré-operatório e, na sequência, encaminhados para a cirurgia.
Para isso, foi reservada uma sala cirúrgica no HLOB, com profissionais para recepção e acolhimento dos pacientes, sob a supervisão da Secretaria de Saúde e do Cirurgião Oftalmologista, Dr. Ciro José Ordones Delfraro, médico responsável pelos procedimentos.
O objetivo da ação foi restaurar, além da visão das pessoas atendidas, a autoestima e a qualidade de vida, uma vez que a catarata pode ocasionar sérias limitações na rotina diária dos pacientes.
Segundo os técnicos da Secretaria de Saúde que acompanharam o mutirão a ação foi considerada um sucesso e muitos pacientes não conseguiram conter a emoção após o procedimento.
“Eles saem da sala cheios de satisfação e alegria por voltarem a enxergar. É muito gratificante poder participar deste momento”, relatou uma das profissionais da Secretaria de Saúde que acompanhavam o pós-operatório.
A catarata é a opacidade (embaçamento) do cristalino cuja principal função é fornecer nitidez à visão e funciona como uma espécie de lente. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente pessoas com mais de 50 anos.
Embora a doença esteja relacionada ao processo natural do envelhecimento, ocasionalmente algumas crianças podem nascer com a condição, ou a catarata pode se desenvolver depois de lesões, inflamações e outras doenças oculares. A ciru