Multas por celular no trânsito crescem 64% em Itapetininga

O número de multas relacionadas ao uso de celular ao volante aumentou em Itapetininga, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). No primeiro quadrimestre deste ano, foram registradas 241 infrações de trânsito envolvendo o uso indevido de celulares enquanto se dirige, número que representa um aumento de 64% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram aplicadas 147 multas por essas práticas.

Entre janeiro e abril de 2024, a infração mais comum foi “dirigir veículo manuseando telefone celular”, com 127 registros. Em seguida, houve 67 multas por “dirigir veículo segurando telefone celular” e 47 multas por “dirigir veículo utilizando-se de telefone celular”. No ano anterior, as infrações somaram 76, 59 e 12 multas, respectivamente.

Em nota o Detran-SP destaca o investimento em campanhas de conscientização e operações integradas de direção segura para coibir essas infrações. Dados recentes evidenciam um aumento de 37% nas Operações Direção Segura Integrada (ODSI) em comparação com o ano anterior.

Além disso, várias ações estão sendo realizadas para promover a conscientização no trânsito e diminuir acidentes. O programa Respeito à Vida investiu mais de R$ 302 milhões em 2023 vindo das multas de trânsito em iniciativas voltadas à prevenção de ocorrências e à sinalização em municípios paulistas.

Movimento Maio Amarelo

A campanha de conscientização e segurança no trânsito nasceu em 11 de maio de 2011, quando a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito e o mês se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O amarelo simboliza atenção e também à sinalização e advertência no trânsito.

A edição deste ano traz o tema “Paz no trânsito começa por você”, com o objetivo de estimular toda sociedade a trazer esse assunto em todos os ambientes e questionar sobre seus comportamentos como motoristas, pedestres ou no transporte público

A proposta do movimento é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, estimulando a participação da população, empresas, governos e entidades a discutir o tema trânsito, que deve ser seguro para todos em qualquer situação.

O post Multas por celular no trânsito crescem 64% em Itapetininga apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.