Após uma fase inicial de cadastramento dos futuros doadores e capacitação técnica dos profissionais responsáveis pela coleta, as doações serão realizadas às terças, quartas e sextas-feiras, das 7h às 12h, mediante agendamento prévio.
A Secretaria de Saúde espera coletar cerca de 20 bolsas de sangue por dia. Após a coleta em Itapetininga, as bolsas serão enviadas para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu para processamento, testagem, armazenamento e distribuição, conforme o Acordo de Cooperação com a Prefeitura de Itapetininga e em conformidade com a Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados do Ministério da Saúde.
As bolsas coletadas poderão atender tanto a população de Itapetininga quanto pacientes de outros centros de referência, ampliando a rede de atendimento. Em 2023, 1826 pacientes de Itapetininga foram atendidos em centros de referência como Jaú, Botucatu e Bauru, e até março de 2024, 406 pacientes foram atendidos nesses hospitais.
O posto continua com o cadastramento de novos doadores de sangue. Os interessados devem comparecer pessoalmente à Rua Dr. Jorge Ozi, 692, no centro, com documentos pessoais e carteira de doador (se já for doador) ou entrar em contato pelo telefone (15) 99673-3676. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 17h (exceto feriados).
Requisitos básicos para doação de sangue:
Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização do responsável);
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Ter dormido pelo menos 6 horas;
- Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4 horas antes da coleta);
- Não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas;
- Apresentar documento com foto.
Principais impedimentos para doação de sangue:
Hepatite após os 11 anos de idade;
- Doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como Hepatite B e C, AIDS (vírus HIV);
- Doenças associadas aos vírus HTLV 1 e 2;
- Doença de Chagas;
- Uso de drogas ilícitas;
- Malária;
- Doença de Parkinson.