Correio Político 1005

Fuad de volta

Também é pré-candidato a vereador o “veterano” Fuad Abrão Isaac (PT). Fuad foi vereador por quatro mandatos, presidente da Câmara Municipal , Secretário de Cultura da Cidade e tem muito pra mostrar. São de autoria de Fuad projetos de lei aprovados, entre eles , a  Lei de Transparência das Atividades Financeiras do Executivo e Legislativo do Município, lei da Criação da Tribuna Livre na Câmara, da  criação da Cooperita, do Parlamento Jovem, da proibição da  Sacola Plástica não bio degradável, Lei    da Cantina Saudável , Lei da Escola da Família Municipal e a lei que  acabou com a aposentadoria dos vereadores com apenas dois mandatos. Recentemente Fuad esteve com Paulo Teixeira, Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, que veio à Itapetininga para um evento do Partido dos Trabalhadores.

Privatização da Sabesp

Privatizando a SABESP, o governador Tarcísio (Republicanos) está fazendo um péssimo negócio para o Estado de São Paulo. É o que aponta o parecer de João Antônio da Silva Filho,  Conselheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, a privatização da SABESP “merece atenção na questão tarifária, pois o Estado pretende utilizar parte dos recursos gerados da transação da venda da Sabesp e parte do lucro com dividendos para subsidiar a tarifa”. O Conselheiro do TCU de São Paulo destaca em seu parecer que Tarcísio está fazendo o mesmo que um “cidadão vender a sua casa e continuar no imóvel pagando aluguel com o dinheiro da venda”.

Privatização da Sabesp II

José Aurélio Boranga, ex Superintendente da Unidade de Negócio do Alto Paranapanema da SABESP (sediada em Itapetininga), destacou ao jornal Correio a importância do “subsídio cruzado”, recurso usado atualmente pela companhia de saneamento, onde os maiores municípios (especialmente São Paulo) subsidiam os que arrecadam menos. É o caso da maioria dos 49 municípios atendidos pela Superintendência Regional de Itapetininga, que são municípios na faixa de 2.000 a 20.000 habitantes e não tem recursos próprios para viabilizar os custos de um sistema de saneamento. No caso da privatização, estes pequenos municípios devem ter seus serviços de saneamento devolvidos, pois não darão lucro para a empresa privatizada. “Será um caos” afirma Boranga, que já foi presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e atualmente é Conselheiro da entidade mais importante de saneamento do país.

Privatização da Sabesp III

Os interesses da privatização da SABESP feita pelo governador Tarcísio estão na “contra mão” das tendências mundiais. Segundo estudo do Instituto Transnacional da Holanda, mais de 200 cidades reestatizaram seus serviços de saneamento básico nos últimos anos, entre elas Paris e Berlim. O levantamento é do banco de dados Public Futures, coordenado pelo Instituto Transnacional (TNI), na Holanda, e pela Universidade de Glasgow, na Escócia. O estudo também apontou que, entre 2000 e 2019, houve mais de 1.400 casos de reestatização de serviços públicos, com a maior parte deles na Europa.

Extinção do DER

Esta semana na Câmara Municipal o vereador Gê Araújo pediu informações sobre a extinção do DER e a criação da nova estrutura para administrar as rodovias do estado, transferindo a estrutura administrativa da DR 2 de Itapetininga para a cidade de Campinas. O vereador Gê também solicitou estudos para que Itapetininga passe a ser uma das superintendências do DIESP, em razão da grande estrutura física que há no município, e também pela localização geográfica para o atendimento das rodovias da região.

Chapa Forte

Um partido que está com uma chapa forte para o legislativo de Itapetininga, na eleição deste ano, é o Partido Socialista Brasileiro (PSB). O partido apoia a reeleição de Jeferson Brun e trouxe de outras legendas nomes como Maria Bárbara, Silvaninha Cultura, Dr Giselia da OAB, Matheus Ribeiro, Adilson Ramos, Kleber Mendes, Sandro Mancha, Reinaldo Custódio e Romário do Pão. Partido de Geraldo Alckmin, Vice Presidente da República, o PSB em Itapetininga é presidido por Celso Marques, que também é coordenador do partido no sudoeste paulista, atuando em diretórios de 30 municípios.

O post Correio Político 1005 apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.