Escola Major Fonseca promove palestra sobre a importância do jornal impresso

Na última segunda-feira, a Escola Major Fonseca realizou uma palestra com Jornal Correio de Itapetininga, para os alunos do 5º ano. O evento foi parte do projeto “A Notícia em meu Município”, desenvolvido nas aulas de Orientação de Estudos – Língua Portuguesa, e buscou destacar a relevância do jornal impresso na era digital.

A professora Lydiane Ferreira explica que o projeto surgiu da constatação de uma falha na identificação dos meios de comunicação em Itapetininga. “A parceria entre mim e as professoras Giovana Siqueira e Silvia Prestes visa resgatar a cultura dos meios de divulgação tradicionais, como o rádio e o jornal impresso. Nosso objetivo é que os educandos reconheçam e identifiquem os principais meios de comunicação utilizados, além dos acessos digitais.”

Ferreira conta que o Projeto “A Notícia em meu Município” em uma das etapas visitaram a Rádio Super Difusora 94,5 FM (Apoio da nossa estimada conterrânea Tuti). “Tivemos a oportunidade de vivenciar ao vivo a dinâmica em uma rádio e da mesma maneira, foi gentilmente oportunizado pela Equipe do Jornal Correio de Itapetininga experienciar os detalhes envolvidos na construção do Jornal Impresso, ambos nos proporcionaram momentos de aprendizagem memoráveis fundamentais a todos os nossos futuros cidadãos”.

Sobre o principal motivo da palestra a professora reafirma que o principal motivo é resgatar o uso funcional desse meio impresso de comunicação imprescindível. “E em reconhecimento e identificação, relacionar esse conhecimento apreendido – considerando sua constante transformação – pela interação usual mantida socialmente, somado ao compartilhamento de familiares, junto ao desenvolvimento acrescido pelo percurso em nossa escola sobre os textos jornalísticos e diferentes gêneros que compõem o Jornal Impresso”.

A professora conta que a recepção entre os alunos e todos os envolvidos no projeto foi extremamente positiva, com grande expectativa para a visita e também é importante que as crianças aprendam sobre o jornal impresso na era digital em que vivemos. “Por ser tradicionalmente enraizado à nossa cultura é um meio de comunicação fundamental à disseminação de informações fidedignas registradas socialmente, não somente valoráveis pelo uso funcional da leitura e escrita em sua linguagem abordada, mas para a formação de cidadãos críticos de uma realidade próxima e pela difusão de conhecimento real e necessário”.

Ferreira ainda explica que a palestra pode influenciar o interesse dos alunos pela leitura e pelo jornalismo. “Por ampliar e aprofundar o conhecimento prático do uso social da linguagem aliado à realidade vivenciadas, incentivando opiniões em desenvolver a criticidade esperada por leitores conscientes e competentes”.
Sobre as iniciativas que a escola está promovendo para incentivar a leitura e a escrita entre os alunos a professora conta que são inúmeras as iniciativas mantidas por toda a equipe, além dos estímulos causados pelas diferentes disciplinas e componentes da parte diversificada, projetos, apoiadores, contamos com o acesso às Plataformas que desenvolvem e acompanham a leitura dos alunos (Elefante Letrado e PARC).

E para um futuro Ferreira explica que trazer a vivencia do jornal impresso pode inspirar novos alunos a cursarem Jornalismo. “No Programa de Ensino Integral os alunos desenvolvem um olhar ativo sobre seu Projeto de Vida que é intencionado ‘desde bem cedo’ e são direcionados a manter um ritmo sobre sua aprendizagem para alcançar suas metas estabelecidas. Conhecer em detalhes esse meio de comunicação tradicional despertará o processo investigativo, expandido sua visão de mundo e aguçando sua curiosidade sobre a realidade que nos permeia, isso com toda convicção influenciará em suas futuras tomadas de decisões”.

O post Escola Major Fonseca promove palestra sobre a importância do jornal impresso apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.