Como utilizar repelentes e inseticidas na prevenção do Aedes aegypti


Produtos devem ser registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Universal Chemical é pioneira na formulação da repelentes com Icaridina.
Repelentes de uso tópico podem ser usados em gestantes e crianças maiores de dois anos (Foto: Divulgação)

Altas temperaturas seguidas de pancadas de chuva no fim da tarde são a combinação perfeita para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya, zika vírus, febre do Mayaro e, em áreas urbanas, da febre amarela. A melhor maneira de preveni-las é utilizando repelentes e inseticidas, desde que sejam registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Aplicados diretamente na pele, os repelentes de uso tópico podem ser usados em adultos, gestantes e crianças maiores de dois anos, mas os cuidados e precauções descritos nos rótulos dos produtos devem ser obedecidos.

 
Inseticidas são usados para matar mosquitos
adultos (Foto: Divulgação)

Além do DEET, o princípio ativo mais recorrente em repelentes no Brasil, são utilizadas em cosméticos as substâncias Hydroxyethyl isobutyl piperidine carboxylate (Icaridin ou Picaridin), Ethyl butylacetylaminopropionate (EBAAP ou IR 3535) e óleos essenciais, como citronela. No Brasil, a Universal Chemical é pioneira na formulação dos repelentes com Icaridina e hoje é responsável pelo fullREPEL®, considerado o mais potente e mais seguro repelente de insetos do mercado.

Seja em spray ou aerossol, os inseticidas são usados para matar mosquitos adultos, enquanto os repelentes ambientais, encontrados na forma de espirais, líquidos e pastilhas utilizadas em aparelhos elétricos, afastam os mosquitos. Os inseticidas naturais à base de citronela, andiroba e óleo de cravo, comumente vendidos como velas, odorizantes de ambientes, limpadores e incensos, não têm eficácia comprovada nem aprovação da Anvisa até o momento.

Confira algumas orientações do Ministério da Saúde para utilizar repelentes e inseticidas:

– Repelentes de uso tópico devem ser aplicados nas áreas expostas do corpo e por cima da roupa;
– A reaplicação deve ser realizada de acordo com a indicação de cada fabricante;
– Para aplicação da forma spray no rosto ou em crianças, o ideal é aplicar primeiro na mão e depois espalhar pelo corpo, lembrando sempre de lavar as mãos com água e sabão depois da aplicação;
– Em caso de contato com os olhos, é importante lavar imediatamente a área com água corrente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.