Bob Vieira anuncia lançamento de álbum “Viola de Pedra”

Milton Cardoso

Especial para o Correio de Itapetininga

Um artista entre a robustez da pedra e a poesia melódica da viola

No segundo semestre deste ano está previsto o lançamento do álbum musical do artista itapetiningano Bob Vieira, trabalho que procura promover a viola caipira e a tradição cultural da região. Intitulado “Viola de Pedra”, esse projeto tem o objetivo de destacar e de registrar a riqueza musical, preservando as raízes culturais regionais por meio da música.

Contemplado pela lei Aldir Blanc, o projeto é a realização de um desejo antigo do artista. “Eu queria fazer bem-feito, com recursos financeiros, não queria fazer qualquer coisa, por isso esse trabalho é a realização de longa data de um sonho”, explica.

Somente com músicas autorais, o título “Viola de Pedra” faz referência ao prefixo “Ita-” (“pedra”, em tupi-guarani) do nome de Itapetininga e de outras cidades da região, como Itapeva, Itaberá e Itararé. Em virtude da influência da viola nessa região, o título cria equilíbrio entre a delicadeza da palavra viola e a robustez da palavra pedra.

Disposto a amenizar o peso da palavra composição, Bob denomina suas criações musicais como “pedras” e nelas explora, artesanalmente como “garimpeiro”, as suas preciosidades.

Bob se debruça há 40 anos sobre as manifestações artísticas locais, como a dança de São Gonçalo e a Folia de Reis. Ao visitar cada canto da vasta região, estudou com os melhores mestres da cultura tropeira. “Ritmos onde a viola é o principal instrumento e preservava um jeito de décadas e décadas de desenvolvimento. Eu fui captando tudo que podia de uma forma orgânica, fui assimilando ritmos que as pessoas desconhecem, como o palmeadinho, recortado, pula-sela, quebra chifre e soca taipa. Então, fui interpretando tudo isso com influências que escuto até hoje: MPB, Jazz, samba”, destaca.

O artista sempre está divulgando essas pesquisas nas suas redes sociais como uma forma de registro dessas raízes tropeiras e meio de não deixá-las acabar. Atualmente, nesse novo trabalho, ele revisita suas várias “pedras” com durações variadas, mas entende que muita coisa se modificará até a hora da gravação no estúdio, pois o improviso, uma de suas características como artista, pode dar maior amplitude às melodias.

“Tô sozinho num laboratório resgatando as músicas e criando. Esses dias eu mexi na afinação de uma viola, pois gosto muito de inventar afinações, e o som ficou diferente. Criei uma melodia e postei”, diz.

A contrapartida do projeto prevê um total de 20 apresentações em 10 escolas públicas do município, além de um grupo de fandango com alunos da Vila Mazzei para se apresentarem, incialmente, na semana do folclore.

 

 

Para ler mais notícias como essa, acesse a área de Cultura.

O post Bob Vieira anuncia lançamento de álbum “Viola de Pedra” apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.