O Espaço Galeria do Teatro do Sesi Itapetininga, no qual o foyer do teatro se transforma em plataforma expositiva, recebe uma novidade: a exposição “Ecotoy ART GPT: as embalagens têm muito a dizer”! A exposição une arte, reciclagem e inteligência artificial. A mostra teve sua abertura no dia 16 de agosto, às 19h e está disponível ao público. A entrada é gratuita e não é necessário agendamento.
O projeto Ecotoy ART GPT é a união da arte, sustentabilidade e tecnologia para dar vida às obras de arte com embalagens reutilizadas que seriam destinadas ao lixo. A exposição, com curadoria de Ricardo Lima de Mello, reúne 12 artistas em uma jornada criativa e de conscientização ambiental. Utilizando embalagens descartadas e técnicas variadas, os artistas dão vida a 15 obras de toy art sustentável, utilizando agentes de inteligência artificial generativa pré-treinada (GPT), para que o público conheça a história da obra e sobre educação ambiental.
Na exposição, a utilização da tecnologia permite que o público interaja com as obras treinadas pelos próprios artistas. “Cada artista criou a arte e a personalidade. O público tem a oportunidade de falar com as peças através da Inteligência Artificial e é muito interessante, pois cada obra tem uma personalidade e história diferente. É uma imersão completa tanto para os expositores quanto para o público. Os artistas podem conversar com as suas obras e o público sempre tem as melhores interações”, comenta Ricardo Lima.
Em cada uma das obras, há três QRCodes que levam diretamente para o chat com a obra em questão, além de informações sobre o artista responsável e outras curiosidades sobre a exposição, que deve ficar até o mês de novembro no Sesi Itapetininga.
A exposição contará também com recursos de acessibilidade como a audiodescrição, permitindo a compreensão dos bonecos pelos mais variados públicos.
O post Sesi recebe exposição “Ecotoy GPT” apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.