Mutirão contra a dengue remove 326 toneladas de resíduos da vila Mazzei e Residencial Nascentes

A Prefeitura de Itapetininga retirou 326 toneladas de resíduos inservíveis da vila Mazzei e Residencial Nascentes, no último sábado (17) e domingo (18), durante o Mutirão contra a Dengue. Esta foi a 10ª edição da ação realizada no município neste ano. Os locais, conforme os técnicos da secretaria de Saúde, tinham potencial para se tornarem criadouros de Aedes e abrigo para animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões.

Foram feitas 36 viagens de caminhões para retirar os materiais. No total, as equipes de saúde inspecionaram 1.393 imóveis realizando a inspeção a possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. O trabalho tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de se eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika e orientar os moradores sobre as ações de prevenção ao surgimento de focos de proliferação e sobre o descarte correto de materiais que possam acumular água.

Além da Secretaria de Saúde, com a atuação das equipes de Controle de Vetores, Controle de Zoonoses e Vigilância Epidemiológica, a ação também contou com a colaboração das secretarias de Serviços Públicos, Obras, da Defesa Civil Municipal e da Cooperita, que selecionou os materiais recicláveis para aproveitamento da cooperativa. Participam dos mutirões aproximadamente 100 profissionais, entre eles agentes, supervisores, motoristas e coordenadores.

Em 2023, foram realizados 16 Mutirões contra a Dengue, tanto nas áreas urbanas como rural com 838 toneladas de materiais recolhidos. Em 2024, nos 10 mutirões já realizados, foram recolhidas um total de 4.232 toneladas de resíduos inservíveis.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.