Um homem de 39 anos morreu em decorrência do vírus H1N1 no último dia 21 no Hospital Léo Orsi Bernardes (HLOB), em Itapetininga. Segundo a Prefeitura, o paciente tinha comorbidades.
De acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde, apenas 34.313 pessoas foram vacinadas em Itapetininga contra a influenza, enquanto o público-alvo totaliza 61.878 pessoas. A cobertura vacinal, portanto, é de 43,39%.
Vale lembrar que a vacinação contra a gripe foi ampliada para todas as pessoas com mais de seis meses de idade, atendendo à orientação do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo, e está disponível em todas as unidades de saúde em Itapetininga.
Para se vacinar, basta ir à unidade de saúde mais próxima, levando um documento pessoal e a carteirinha de vacinação (se possuir). A aplicação do imunizante está disponível de segunda a sexta-feira, conforme o horário de funcionamento de cada unidade.
Com essa ampliação, o objetivo do Ministério da Saúde é aumentar a cobertura vacinal e, assim, reduzir as complicações causadas pela gripe. A vacinação continua sendo uma das formas mais eficazes de prevenir surtos e proteger a saúde da população, especialmente durante as estações de outono e inverno.
O post Homem de 39 anos morre de H1N1 em Itapetininga; cidade registra baixa cobertura vacinal apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.