Prefeitura confirma duas mortes por Dengue em Itapetininga

A Prefeitura de Itapetininga confirmou nesta quinta-feira, 6 de junho, duas mortes por Dengue no município. As vítimas são dois homens que, de acordo com a Secretaria de Saúde, não apresentavam comorbidades.

A primeira vítima, um homem de 80 anos, faleceu na Unimed no dia 15 de maio. Após investigação, a confirmação do óbito por Dengue foi divulgada em 4 de junho. A segunda vítima, um homem de 49 anos, morreu no Hospital Léo Orsi Bernardes (HLOB) em 18 de maio, com a confirmação da Dengue também no dia 4 de junho.

Até o momento, Itapetininga registra um total de 3.652 casos de Dengue. Além disso, foram identificados dois casos de Chikungunya e nenhum de Zika.

A Prefeitura reforça a importância das medidas preventivas, como a eliminação de focos de água parada, que são os principais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças. A população é orientada a colaborar com as ações de combate ao mosquito e a buscar atendimento médico ao apresentar sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de manchas vermelhas na pele.

Informações sobre ações:

A Prefeitura de Itapetininga, por meio do Setor de Fiscalização de Posturas, informa que as áreas de descarte irregular de materiais estão englobadas às denúncias de terrenos particulares com necessidade de manutenção. Neste caso, em 2024, até o momento, foram expedidas 1.697 notificações para limpeza. Destas, em 1.630 proprietários executaram a limpeza e manutenção de seus terrenos. 67 proprietários foram multados em R$ 2.146,15 por não realizarem a limpeza dos terrenos.

As áreas de descarte irregular se localizam em algumas regiões periféricas do município, principalmente em alças de acesso a estradas vicinais ou rodovias. Somente em 2024, já foram recolhidas mais de 2000 toneladas de material irregularmente descartado especificamente desses pontos nas operações de limpeza realizadas periodicamente pela Secretaria de Serviços Públicos.

Além da fiscalização, a Prefeitura de Itapetininga executa ações de conscientização em todo o município sobre o descarte irregular e o risco de proliferação de insetos e doenças durante os Mutirões contra a Dengue. Em 2024, até o momento, 1904 toneladas de materiais inservíveis foram retiradas durante a ação. Esta é uma estratégia desenvolvida de forma multidisciplinar, com a participação das Secretarias de Saúde, Serviços Públicos, Segurança Pública, Meio Ambiente e Defesa Civil.

A população também pode ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, ao denunciar áreas com descarte irregular de materiais ou terrenos com lixo. Basta acionar os seguintes contatos para denúncias.

Setor de Controle de Vetores – (15) 3273-2567

Ouvidoria SUS – 0800 774-3990

SAC – 156.

Todos os serviços funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

A denúncia será apurada pelos setores de fiscalização com multa prevista superior R$ 2 mil.

O post Prefeitura confirma duas mortes por Dengue em Itapetininga apareceu primeiro em Correio de Itapetininga.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.